SUBMISSÕES


ESTÃO ABERTAS AS CHAMADAS PARA A SUBMISSÃO DE TRABALHOS NO CONCRER 2021


As participações se darão através das modalidades:

COMUNICAÇÃO  
(Relato de Pesquisa ou de Experiência Didática)


MINICURSO ONLINE  
(A ser ministrado na manhã ou na tarde de 13 de novembro de 2021)



Para acessar as regras específicas de cada submissão clique nos títulos acima.


Em todo caso, as propostas deverão ser encaminhadas através da plataforma de submissão adotada pelo evento e disponível em: https://www.even3.com.br/Concrer2021 


Para eventuais dúvidas, o e-mail da secretaria é evento.concrer@gmail.com 
E o WhatsApp é  84 9 87879793



...........................................................




SESSÕES TEMÁTICAS


No momento da submissão a plataforma erá sugerir a indicação de uma das áreas temáticas do evento. Elas foram criadas para aglutinar as submissões que possuem mais afinidade de forma a serem utilizadas como critério para a distribuição das apresentações. Em 2021 as áreas são:


CAMPO RELIGIOSO BRASILEIRO: Criada para as propostas que visam mapear as religiões no Brasil, desde as alternativas clássicas descritas na literatura (Catolicismo, Evangélicos, Espiritismo, Religiões Afro-Brasileiras, Nova Era e os Sem Religião), até as alternativas que têm sido discutidas mais recentemente (Budismo, Islamismo, Neopaganismo, entre outras).


EDUCAÇÃO E LAICIDADE: Área criada para as propostas que discutem a relação entre esses dois vetores, o que pode acolher temas que vão desde o lugar do Ensino Religioso na Escola Pública até a influência de grupos religiosos na definição de políticas públicas educacionais.


ENSINO RELIGIOSO E FORMAÇÃO DOCENTE: Criada para acolher as questões mais atinentes à formação de docentes de Ensino Religioso. Podem ser propostas que discutam a área de formação, as experiências estagiárias, as possibilidades de atuação, entre outros temas semelhantes.


ESPIRITUALIDADE E SAÚDE: Dedicada aos trabalhos que relacionam religião e saúde, essa área acolhe propostas que versam sobre terapias complementares, restrições alimentares por motivos religiosos,  religião e processos de luto, religião como fator de felicidade e bem-estar, bem como outros assuntos do tipo.


RELAÇÕES INTER-RELIGIOSAS: Trabalhos sobre Ecumenismo, Diálogo Inter-religioso, Pluralismo, Fundamentalismo Religioso, Conflitos religiosos, Casos de Intolerância, Sincretismo e temas correlatos podem ser submetidos nesta área temática.


RELIGIÃO E DIVERSIDADE: Dedicada à relação entre religião e diversidade em suas várias expressões, esta área acolhe trabalhos sobre diferenças étnicas, raciais, de gênero, entre outras. Podem ser trabalhos sobre formas de inclusão, formas de exclusão e discriminação, líderes religiosos em meio a conflitos diversos, e outros relacionados.


RELIGIÃO E LITERATURA: Área dedicada aos trabalhos sobre como as religiões aparecem na literatura, a maneira como escritoras ou escritores específicos lidam com religião, os textos sagrados como uma forma de literatura, diferentes tipos de narrativa e temas semelhantes.


RELIGIÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: Essa área foi criada para acolher trabalhos que discutam a controversa relação entre religião e ciência, bem como a inusitada presença religiosa mais ou menos explícita nas diferentes tecnologias (cinema, TV, rádio, mídia, internet, entre outras).


RELIGIÃO, POLÍTICA E ESPAÇO PÚBLICO: Quem quiser propor algum trabalho sobre a presença pública das religiões, ou a forma como o Estado define sua relação com as religiões e os limites das relações das religiões entre si, ou  os diferentes regimes de laicidade, ou ainda sobre como o tema da religião aparece na Filosofia Política, poderá enviar a proposta nessa área temática.


RELIGIOSIDADE POPULAR: Área que acolherá os trabalhos focados nas formas não oficiais ou semioficiais de religião. Festas e devoções populares, celebrações pouco institucionalizadas, religiosidades das margens e temas semelhantes serão muito bem-vindos. 


TURISMO RELIGIOSO: É a área dedicada aos trabalhos sobre a turistificação de lugares religiosos ou a sacralização de pontos turísticos, bem como aqueles sobre romarias, peregrinações, agências turísticas especializadas em grupos religiosos específicos e outros nessa linha.


OUTRA: Criada para acolher propostas que são pertinentes para o evento, mas que não se enquadram em nenhuma das alternativa sugerida previamente.